1 de março de 2024

A Viação Urbana Guarulhos, operadora da Linha 342 (Vila União/Praça da Saudade) que a recebeu após as mudanças nas linhas ocorridas no começo deste mês, realizou adição de frota na operação da linha e os resultados são sentidos pelos usuários.

A Linha 342 vem tendo sua operação melhorada em um esforço realizado pela Viação Urbana Guarulhos, que recebeu a operação da linha no último dia 29 de Abril. A empresa inicialmente já havia padronizado a frota com veículos mais novos, fabricados entre 2018 e 2020.

Veículo #1359 da Viação Urbana Guarulhos operando pela 342. Foto: Daniel Pina

Na última semana, foram adicionados mais veículos na linha (no que apuramos, de 16 veículos originalmente alocados, foram disponibilizados um total de 20 desde a última segunda-feira) e também alguns destes estão realizando partidas de pontos estratégicos no pico da manhã, como no Parque Mikail e no Jardim São Domingos – uma ação fundamental para esvaziar os pontos em horários críticos e fazer com que o intervalo da linha funcione corretamente.

Um ônibus parado em um ponto lotado com passageiros querendo embarcar atrasa todo o “carrossel” da linha, o que lota ainda mais os pontos à frente.

Experiência de viagem a bordo da linha

Nossa equipe foi a campo e utilizou a linha 342 no período noturno na última quinta-feira e constatou uma diferença grande de intervalos. Entre as 19:50 e 20:35 foram 5 veículos que passaram no ponto da Praça do Estudante sentido Vila União, o que dá um intervalo médio de 9 minutos entre os veículos. Bastante satisfatório e muito melhor em relação ao mesmo período antes das mudanças realizadas.

No trajeto até o final no Vila União, realizado ao embarcar no sexto veículo às 20:45, não houveram pontos onde o veículo tenha permanecido parado além do necessário. Mesmo estando bem lotado, o que é comum dada as características de linha cargueira e pendular da 342, não houveram situações de passageiros tentando embarcar sem sucesso – o que chegava a ser rotineiro mesmo sendo um horário já considerado “fora” do pico da tarde/noite.

Esse é um grande acerto da empresa VUG e dos gestores municipais em nossa visão. Estamos acompanhando para ver como se dará a evolução desta, e das demais linhas, após as mudanças realizadas na cidade.

Veículo #1364 da Viação Urbana Guarulhos iniciando viagem sentido Praça da Saudade a partir do TP da linha, no Vila União. Foto: Leonardo Monteiro

E você? Notou a diferença? Acredita que outras linhas necessitam de operações com veículos em pontos estratégicos?

Escreva nos comentários! Deixe suas sugestões para a cidade aqui, como relatos sobre esta e outras linhas que você utiliza. Nosso objetivo é ajudar a todos na cidade: órgãos gestores, empresas e usuários, a buscar um caminho de melhora contínua da mobilidade em Guarulhos

Comentários do Facebook

About The Author